sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS


No segundo domingo de agosto, estaremos comemorando o dia dos pais. Aproveito esta data tão significativa no calendário brasileiro para homenagear aos pais que têm criados seus filhos na admoestação¹ do Senhor. Em Deuteronômio 6.6-7 encontramos a recomendação da Palavra de Deus:  "Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te..."
Não se pode comemorar o dia dos pais, sem a consideração ao homem que realmente assumiu a condição patriarcal, de liderança de sua casa. Os pais precisam de autoridade e autenticidade espiritual para superar os desafios dos nossos dias e conduzir seus filhos a vencer as adversidades impostas pelo mundo sem Deus. Os filhos não podem estar entregues a mercê da sorte, mas cuidados e orientados por homens diligentes que assumem o verdadeiro papel de pai e são tementes ao Senhor. A ordem de instruir os filhos está contida num preceito legal estabelecido pelo Criador de toda a humanidade: Deus. A Palavra dele deverá ser transmitida aos filhos cotidianamente. Um pequeno descuido pode representar o abandono ao ensino verdadeiro.
A educação secular e espiritual dos filhos é obrigação dos pais. Esses líderes dos lares são instrumentos do Senhor na instrução das crianças e não devem falhar.  Esta tarefa não pode ser delegada a professores, igrejas, corporações militares ou a qualquer outra organização ou pessoa. É dos pais a responsabilidade de cuidar dos destinos eternos desses novos seres que são a herança do Senhor. E a instrução não deve ser ocasional ou esporádica, de acordo com as circunstâncias, mas constante. Não pode ser baseada em técnicas ou subterfúgios, mas deve estar envolvida na autenticidade espiritual.
O ensino deve ser constante e baseado num preceito ainda maior: o exemplo. Além de educar, os pais devem ser modelos. A quem seus filhos estão imitando? Um ensino só será compreendido em sua plenitude se for subsidiado de bons exemplos. Instrução divorciada de caráter é inútil. Os filhos percebem quando os pais não são autênticos e rejeitam a atitude hipócrita. Por isso, pai e mãe necessitam promover a educação pelo exemplo diário de uma vida que expressa dignidade e integridade de conduta. Estamos na era do deslumbramento. Ou os seus filhos estarão deslumbrados por você ou te desprezarão, e outros terão influência sobre eles. As palavras falam aos ouvidos, mas os exemplos saltam aos olhos.
A correção e a disciplina são instrumentos importantes nesta tarefa. Em Provérbios 13.24 lemos: “Quem se nega a disciplinar seu filho não o ama; quem o ama a seu tempo o castiga”. Isso não significa espancar os filhos, mas direcioná-los aos padrões estabelecidos por Deus. Os filhos não devem temer aos pais, mas amá-los e só assim poderão honrá-los. Isto será alcançado quando a disciplina for uma ação de fazer o discípulo, em amor, construído na obediência, de forma espontânea e natural, não tolhendo as iniciativas. A manifestação da autoridade dos pais e o respeito por parte de seus filhos não são dissociáveis da verdadeira amizade construída sobre uma relação saudável.
 A recomendação do apóstolo Paulo aos pais é esta: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor” (Ef. 6.4). Os pais são compelidos pela palavra de Deus a cuidar, educar e conduzi-los no caminho do Senhor. Essa autoridade paternal se traduz pela responsabilidade de mantê-los ávidos pelo desejo de alcançar a vitória eterna, a salvação em Cristo Jesus. Logo, o caminho para se cumprir a obrigação de instruir os filhos só será alcançada num lar edificado sobre os princípios divinos, em que haja paz, harmonia, entendimento e amor. Isso começa com pais alicerçados no evangelho de Jesus Cristo. Por isso recomendo aos leitores, pais, que aceitem a Jesus em sua vida e, então, você e seus filhos serão abençoados, assim terás um feliz dia dos pais!
 
            ¹S.f. Advertência, reprimenda, observação com caráter de crítica, de censura: fazer uma admoestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário apenas como ajuda, nunca como discussão. Deus nos abençoe!