sexta-feira, 29 de junho de 2012


Lançai as vossas redes – Parte IV
“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.” (Lucas 5:4-5) 
A ordem de Jesus deve ser obedecida sem objeções, porque sua fala carrega a autoridade sobre todas as coisas. Ele é Senhor de tudo, e quando fala até o mar lhe obedece. Nas suas determinações estão contidas respostas às interrogativas humanas. As frustrações de Pedro, advindas de uma noite de fracasso, eram apenas condições que o próprio Senhor criou para que o pescador pudesse ser tocado pela mensagem contraditória às suas convicções e habilidades.
Não há dúvidas, Jesus controla todas as coisas. A natureza também está sob seu domínio e naquela ocasião foi um instrumento de cognição aos conhecimentos do indouto Simão. Aliás, este homem era um trabalhador dedicado, um hábil pescador. E o mestre de Nazaré entrou na sua vida sem interferir nas suas capacidades. Jesus, como Deus, impediu que os peixes viessem. Então, Pedro trabalhou uma noite sem alcançar os resultados que buscava. Suas técnicas, sua disposição e sua perseverança foram incapazes de superar a ação de Deus sobre a natureza. Quando a ordem de Jesus aponta para a retomada do serviço, Pedro estava certo, não havia peixe e, naturalmente, o resultado seria frustrante mais uma vez. O que ele não sabia era que Jesus, o Deus encarnado, estava agindo em seu favor.
Ainda assim, Pedro obedece a ordem de Jesus e o resultado da pesca foi diferente da que ele imaginava, por isso o seu entendimento sobre a pessoa de Jesus mudou. Agora ele sabia, Jesus não é um homem comum, ele é Deus, o Senhor de tudo e de todos. Por isso, Pedro se julgou incapaz de permanecer junto a Jesus.
Realmente, a única coisa que separa o homem de Deus é o pecado, como nos revela o profeta Isaías: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is 59.1-2) E Pedro reconheceu isso quando viu o resultado da pesca, redes cheias e barcos repletos: “E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador.” (Lc. 5.8).
Logo, sendo o pecado um divisor entre o homem e Deus, o que fazer então para recebermos o Senhor?  Em resposta a esta pergunta Jesus se manifestou na terra. Ele veio ocupar nosso lugar de culpado, morrer na cruz que deveríamos ser crucificado e nos garantir vida eterna. Para isso tudo, basta ouvirmos seu convite: “E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.” (lc. 5. 10-11). RECEBA JESUS E SIGA-O, CREIA NELE E LANCE A TUA REDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário apenas como ajuda, nunca como discussão. Deus nos abençoe!