sábado, 16 de junho de 2012

Lançai as vossas redes – Parte II


“E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. (Lucas 5:4-6)
Quando Jesus escolheu o barco de Pedro, por certo as pessoas que o conhecia reprovaram a escolha. O preconceito na escolha do barco de Simão é provável, porque ele ficou conhecido como um homem temperamental, sanguíneo, turrão, indouto, dentre outros adjetivos pejorativos. Uma verdadeira crise de aceitabilidade deve ter sido instalada. No entanto, Jesus quebra essa barreira do relacionamento humano. Se você, leitor, sofre de rejeição, saiba que o Cristo de Deus não rejeita a ninguém. Nas suas palavras registradas pelo evangelista João, lemos: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)
O mestre não foi até Pedro para reprovar suas ações, mas para mostrar-lhe que um bom pescador pode ser melhor com Jesus. É uma questão de potencialidade. Jesus interrompeu o progresso deles (nada apanharam), para multiplicar-lhes a capacidade produtiva. Os planos de Jesus para Pedro tinha alcance maior. Era de projeção universal. Envolvia vidas, por isso fez uma chamada pública.
O resultado da pesca surpreendeu a todos, colheram tantos peixes que quase rompiam-se-lhes as redes. Para não perder tudo que haviam conseguido, fizeram sinal para os companheiros de outro barco para que fossem ajudar. O texto bíblico deixa explícito que os barcos ficaram lotados de peixes que quase iam a pique. Aquela pesca, sabiam eles, não foi o resultado de suas habilidades pesqueira, era realmente um milagre de Jesus Cristo.
Assim aconteceu, conforme salienta o texto bíblico: “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.” (Lucas 5:6-10)
Certamente, Jesus mandou Pedro ir a alto mar e pescar porque queria que ele tivesse uma experiência capaz de contrariar seus conhecimentos seculares, romper seus paradigmas e causar-lhe impacto. Pedro realmente foi tocado por Deus. E aqui está o segredo da vitória de todo homem, é quando a pessoa descobre que seus conhecimentos e habilidades seculares não lhes são suficientes para a vida e reconhecem que são pecadoras necessitando urgentemente de um Senhor e Salvador. Oxalá se você, leitor, reconhecesse agora que Jesus tem planos melhores para a tua vida. Ele quer perdoar teus pecados, escrever seu nome no livro da vida e te dar a certeza da salvação eterna, receba-o! O resultado do seu trabalho será positivo porque o Senhor está presente ordenando a lançar a rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário apenas como ajuda, nunca como discussão. Deus nos abençoe!