quarta-feira, 1 de novembro de 2023

LIÇÕES DAS ÁGUAS AMARGAS

Êxodo 15.22 a 27 (Acharam águas, mas não puderam beber porque eram amargas).

 

As águas são símbolos da vida, da saúde e da nutrição. Ninguém consegue viver sem elas. Nos salmos, são chamadas de manancial da vida. Por intermédio delas Deus trouxe lições inconfundíveis aos filhos de Israel, seu povo escolhido. O Senhor os tirou do Egito e os fez passar, de forma milagrosa, por meio das águas do mar vermelho como em terra seca. Do outro lado mar, no deserto de Sur, andaram três dias sem encontrar água para saciar sua sede. E quando encontraram, não puderam beber porquanto eram amargas.

Certamente a falta de água, naquelas circunstâncias, levou o povo a beira do desespero. Eram homens, mulheres, crianças e até animais desejando aplacar a sede, após longo caminho fugindo da perseguição inimiga. O sol escaldante no deserto minava as forças, trazia imenso desgaste físico e aumentava a sede, sem que eles tivessem um mínimo de esperança em encontrar água em terra desértica. Acompanhado ao sofrimento natural, o desespero ocasionado pelo medo morrer levou o povo a protestar contra Moisés, o líder que os guiava em nome de Deus.

E a situação se agravou quando o povo encontrou água, porém não puderam beber dela porque eram amargas. Então, murmuravam contra Moisés.

Não há dúvida de que ele também estava sofrendo com a situação fora de seu controle. Mesmo assim, não perdeu sua fé, sua confiança em Deus. Aquele que lhes abriu as águas do mar para passarem como em terra seca, não os deixaria morrer por falta de água em terra inimiga. Então Moisés “clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces”.

As águas amargas nos trazem lições importantes. Aquela fonte não parece ser a resposta para a necessidades, mas o aumento da dor e da frustração. No entanto, há sempre um propósito de Deus escondido nisto. As águas de mara¹ nos traz a lembrança que ali não está o fim da busca, mas que Deus ainda tem um milagre a realizar.

Sem duvida, o Senhor não os deixaria morrer, mas a demora na resposta, bem como o encontrar o poço de águas amargas revelavam seu ensino para a maturação do ser humano, um verdadeiro treinamento que forja o caráter e sela a confiança no eterno, o Senhor dos céus e da terra. Ele estava se revelando não como um dispenseiro, mas como Senhor de todas as coisas.

Encontrar águas amargas nos faz mais dependentes de Deus e nos ensina que não devemos murmurar ou queixar-nos, porque só ele pode mudar a situação usando algo tão antagônico porque ele é Senhor. As águas de mara não estavam ali para trazer desespero, mas eram instrumentos de Deus para a revelação e manifestação de sua gloria, a fim de que o povo soubesse que ele estava presente com eles no deserto. Assim, ele estava curando feridas ao solucionar o maior problema de suas vidas.

Após saciarem a sede, partiram para Elim, e havia ali água abundante. O registro sagrado dá conta de que eram doze fontes e setenta palmeiras, de sorte que o povo acampou junto as águas, valendo-se da sombra das palmeiras. Aquela etapa estava vencida, e o povo agora descansava alegre sob os cuidados de Moises.

A resposta de Deus nunca é como queremos, mas aquilo de que necessitamos. Por isso, devemos saber que as adversidades e os tempos de crise não significam que o Senhor nos abandonou na hora que mais precisamos dele, e sim que seu propósito para nossas vidas é maior que as nossas lutas. Ele fará nos sobressair se nele confiarmos.

 

¹Amargosa, poço de águas salobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário apenas como ajuda, nunca como discussão. Deus nos abençoe!