quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

FILHOS, NÃO EMPREGADOS

LUCAS 15.31. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas.


        Às vezes, nos limitamos tanto em relação as bênçãos divinas. Parece-me que nada está a nosso alcance, quando, na verdade, são direitos nossos por filiação.

        Fomos adotados pelo amor, não devemos temer em participar de tudo que é do nosso Pai. A riqueza dele é nossa. Tudo é vosso, vós de Cristo e Cristo de Deus. (I Co. 3.23). Devemos aprender a usufruir das farturas da casa do Pai. Não impor-nos restrições que o Pai não impõe. Não nos limitarmos as rotinas da obediência do servo, cumprimos as ordens sim, mas devemos parar de viver o modo legalista da vida de um empregado que não pode tudo, porque não têm direitos por não ser filho, por isso usufrui só o que conquistou por esforços próprios. Não! Nós somos filhos, nós temos liberdade e temos que ter ousadia para entrar até no mais reservado local, o santo dos santos, nos segredos e profundidades das riquezas insondáveis de Cristo, pelo Espírito Santo, afinal somos filhos, e o Espírito testifica essa filiação.

        O "pródigo" quando voltou não se considerava mais como filho, isso trazia em sua memória restrições que ele mesmo se impôs, considerando que até o alimento seria um direito conquistado por seus esforços de jornaleiro, na casa do seu Pai (patrão). O seu senso de respeito o mantinha resoluto em não avançar em liberdades na "casa alheia". Isso não é ruim, mas desnecessário aos filhos. Não, para com isso, o Pai o abraça e se alegra por ter você novamente como filho, e agora, apesar dos erros do passado, você voltou a comunhão da família de Deus, portanto, tudo é seu. Viva como filho, tome posse do que é vosso e participa com alegria.

        E, quem está em casa sempre, como o irmão mais velho, crente antigo, a pergunta é: quando foi que você perdeu a liberdade diante do Pai, dentro da sua casa? Você é filho, participe com alegria de tudo na comunhão com o Pai e com seu irmão, inclusive participe isso a seus amigos. Os seus amigos podem comer um cabrito contigo e saber que tudo quanto tem na casa de seu Pai é livre para os filhos, eles precisam saber o quanto é gostoso ser filho do seu Pai, eles precisam saber que o que seu irmão "pródigo" fez, saindo de casa, foi um erro. Eles precisam saber que voltar pra casa do Pai é voltar a viver. E o Pai espera de braços abertos o retorno de quem quiser voltar a vida.

        Portanto, festejemos a vida de quem volta, celebremos a vida de liberdade na casa de Deus! Lembre-se o Pai já lhe respondeu: ___ “Meu filho, você está sempre comigo; tudo o que eu tenho é seu." Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário apenas como ajuda, nunca como discussão. Deus nos abençoe!